Salão de Beleza e Cabeleireiros em Diadema Espaço Perfil

Foto: Getty Images

Campeão de pedidos nos salões brasileiros, o cabelo loiro nunca sai de moda ou decepciona. Mas apesar de ser a preferência nacional, manter os cabelos loiros pode ser intimidador para algumas mulheres, afinal as dúvidas sobre a manutenção e os cuidados podem ser intermináveis.

Entretanto, mesmo sendo necessária uma atenção bastante especial, é muito mais do que possível conseguir aquele loiro deslumbrante com efeito red carpet que tanto se destaca e ainda assim manter os fios saudáveis e hidratados.

Além de encontrar o tom quem mais combine com a sua beleza e personalidade, manter certos cuidados antes, durante e após a aplicação da cor é fundamental para manter os cabelos loiros sempre em dia. E para isso, usar a técnica certa pode fazer toda diferença no resultado final. Conheça algumas dicas valiosas, tire as suas principais dúvidas sobre o assunto e relaxe: manter-se loira é mais fácil do que você imagina.

Cabelos loiros que inspiram

O loiro possui uma extensa e variada gama de tons que combinam facilmente com todas as mulheres. Encontrar o ideal para você vai além de gosto pessoal ou biotipo, pois a personalidade também deve ser levada em conta, sendo muitas vezes o melhor ponto de partida na hora de escolher a cor.

Outro fator importante é observar o histórico do cabelo para garantir o uso da técnica mais adequada e não danificar os fios. Confira a nossa seleção de blogueiras lindas e loiras que vão inspirar a sua escolha.

Se ver a seleção de loiros poderosos acima te deixou animada, comemore, afinal não é preciso ser nenhuma “it girl” para ter um cabelo loiro bem cuidado e hidratado. É possível alcançar o mesmo resultado das blogueiras apenas mantendo certos cuidados para preservar a cor e a saúde dos fios. E pra começar, basta conhecer o seu cabelo e escolher o tom de loiro que melhor irá valorizar a sua beleza.

 Como escolher o tom ideal

Foto: Getty Images

Drika Becher, colorista e hairstylist do Estúdio Jefferson Hoffmann, conta que faz seu diagnóstico junto com o tom de pele da pessoa. Entretanto, é fundamental analisar também o histórico e a saúde do cabelo para avaliar se este resiste ou não ao procedimento escolhido.

Geralmente, tons médios como o loiro mel e o loiro dourado combinam perfeitamente com todos os tipos de pele, ressaltando em especial mulheres morenas e negras. Os tons mais frios, como o famoso loiro platinado, por exemplo, são mais indicados para meninas com pele mais clara devido ao contraste mais sutil.

Apesar de certas restrições teóricas, a escolha da cor está intimamente ligada ao estilo e à personalidade. Portanto, mesmo não sendo o tom que por via de regra é o ideal pra você, pode funcionar muito bem em um aspecto geral evidenciando seu estilo e destacando a sua beleza.

Ao escolher uma cor para o seu cabelo, confirme se a técnica usada para obter o resultado que deseja não irá danificar os seus fios. Se o seu cabelo recebe ou já recebeu certas químicas, provavelmente terá restrições em muitos procedimentos ou poderá ser aconselhável cuidados mais específicos. Portanto, atenção nessa etapa para garantir a escolha mais adequada para o seu cabelo.

Produtos e procedimentos para cuidar de cabelos loiros

Foto: Getty Images

Talvez as principais dúvidas que surgem antes de iniciar as etapas para tingir o cabelo sejam sobre a saúde dos fios, afinal, a química do processo de coloração pode facilmente detonar o cabelo, interferindo totalmente no visual.

Ficar loiríssima e com o cabelo acabado ninguém quer, não é mesmo? Mas se você usar os produtos certos para a sua necessidade, não terá motivos para se preocupar. Alguns são fundamentais para manter a cor viva e radiante e devem ser usados diariamente. Outros são mais indicados para uso esporádico, ajudando na hidratação dos fios para conservá-los saudáveis e com a textura ideal.

Segundo Drika Becher, para manter os cabelos loiros é necessário antes de tudo detectar a qualidade dos fios, analisando, por exemplo, se estão porosos, secos, oleosos, gordurosos ou até mesmo se necessitam de água. Sobre os cuidados gerais que devem ser tomados, ela indica o uso de 5 produtos essenciais indispensáveis para um resultado perfeito. São eles:

Cuidados diários

1. Xampu: O xampu que você usa todos os dias pode não ser o mais indicado para as necessidades do seu cabelo, por isso Drika aconselha a fazer o diagnóstico correto. Dessa forma é possível saber quais tratamentos você deve buscar no seu xampu, além, é claro de priorizar um que não desgaste a cor e nem interfira muito na hidratação do seu cabelo. Lembre-se que se você utiliza química, precisa preservar a estrutura dos fios o máximo possível. O xampu específico para as necessidades do seu cabelo deve ser usado sempre que você for lavá-lo. Potencialize os cuidados diários usando também um bom condicionador hidratante.

2. Protetor térmico: O protetor térmico existe para complementar o time defensor dos seus cabelos contra os efeitos nocivos causados pelo calor da chapinha, secador, babyliss ou similares, ajudando a proteger e a manter a fibra e a estrutura capilar, automaticamente conservando a cor e a textura dos fios. Temperaturas muito elevadas danificam a cutícula dos fios, fazendo com que percam a aderência e se abram. O calor também estraga a hidratação do cabelo, pois faz toda água retida nos fios simplesmente evaporar. O protetor térmico impede essa perda de água, criando um revestimento que sela o cabelo e o protege das temidas consequências. Use o protetor com os cabelos ainda úmidos antes de aplicar qualquer modelador que emita calor.

3. Óleo de hidratação: O óleo de hidratação é uma das maneiras mais fáceis de fortalecer a hidratação dos fios e ele pode ser usado de diversas formas. Ele é quase sempre aplicado como finalizador após o processo de alisamento ou coloração, devolvendo a hidratação e selando os fios. O óleo de hidratação também pode ser misturado à máscara para aumentar o poder do tratamento ou até mesmo antes da chapinha ou secador, no caso dos óleos essenciais (os que contém silicone na fórmula podem derreter e grudar nos fios quando usados antes de modelar o cabelo). O uso do óleo pode ser diário, exceto para quem já possui o cabelo oleoso, estas devem usá-lo no máximo 1 vez por semana. Porém, mesmo sendo liberado para o seu tipo de cabelo não exagere. De 2 a 5 gotinhas por dia já será mais do que suficiente para um bom resultado. Aplique no comprimento dos fios massageando levemente, sempre mantendo uma distância da raiz de pelo menos dois dedos.

Cuidados periódicos

4. Máscara de Hidratação: Ao descolorir o cabelo, as escamas dos fios se abrem e perdem propriedades vitais que os mantém com uma aparência bonita e saudável. Conservar a hidratação do cabelo é de suma importância, não importa qual seja a cor dele, mas quando o cabelo é loiro os cuidados devem ser redobrados. Usar de vez em quando uma boa máscara de hidratação irá repor as proteínas e aminoácidos perdidos, nutrindo, hidratando e reconstruindo os fios. Para conseguir excelentes resultados hidratando os cabelos em casa, lembre-se de certos cuidados que devem ser tomados nessa etapa. Primeiramente, escolha a máscara certa para o seu tipo de cabelo. Para usá-la, aplique nos cabelos após lavá-los com o xampu já indicado para o seu caso, espalhe uniformemente sem massagear e depois penteie. Deixe agir pelo tempo recomendado (respeite o intervalo de cada marca!) e depois enxágue. Não se esqueça que a máscara não é condicionador e portanto deve ser usada no máximo de 1 a 2 vezes por semana.

5. Xampu silver ou roxo: O xampu desamarelador, também conhecido como silver ou xampu roxo, é um grande amigo dos cabelos loiros. O processo de descoloração ocorre quando a melanina do cabelo é retirada, deixando-o cinza ou branco. Entretanto, como a queratina e a ceramidas, propriedades naturais do cabelo, são de cor amarela, os fios inevitavelmente acabam ganhando esse tom após um tempo. Os xampus roxos servem como um tonalizante que anulam o amarelo dos fios deixando-os com um tom de loiro mais brilhoso e natural. Apesar de ser um velho conhecido, é sempre bom ter atenção na hora de usar. Fique atenta ao tipo ideal para você. Os xampus desamareladores que tem um tom mais azul são mais indicados para loiros mais escuros. Para loiros mais claros a escolha ideal são os xampus de cor violeta. Como a recomendação de uso também é de no máximo 1 ou 2 vezes na semana, tente combinar o uso com a máscara de hidratação. Após lavar os cabelos normalmente com o seu xampu diário, aplique o roxo e deixe-o agir pelo tempo estipulado pelo fabricante, geralmente 5 minutos no máximo. Após enxaguar aplique a máscara hidratante seguindo as instruções da etapa.

Cuidados com a descoloração

Foto: Getty Images

Talvez a etapa que mais necessite de atenção seja a da descoloração, por isso é importante entender quando ela é indispensável e quais são as contra indicações.

Drika Becher ressalta mais uma vez a importância de conhecer a saúde do cabelo antes de iniciar qualquer processo químico. “Em geral, o principal cuidado com a descoloração é a análise do histórico do cabelo, ou então optar por abertura de tons com tons mais claros das próprias colorações. Um cabelo bem cuidado sempre terá mais chances de aguentar o procedimento da descoloração. O cabelo quando é descolorido sofre uma perda muito grande de aminoácidos, água e automaticamente de gordura, fazendo com que resseque ou, quando ocorrer uma reação muito grande, quebre ou caia.”

A descoloração ocorre através da retirada de melanina do fio por meio da oxidação, que abre as escamas do mesmo e permite que o descolorante penetre e faça o seu trabalho. Quanto mais escuro for o cabelo, mais camadas do fio ele terá que penetrar, o que significa a necessidade de um tempo maior para o produto agir. Independente da cor, o processo é altamente danoso para o cabelo, sendo necessário muitos cuidados antes e depois.

Manual rápido da descoloração: dicas valiosas

Foto: Getty Images

A descoloração é o processo químico que mais castiga o cabelo. Ao retirar o pigmento dos fios, ele leva embora também tudo o que deixa o seu cabelo bonito, como queratina, aminoácidos, gordura, proteínas e vitaminas. O efeito de cabelo seco e quebradiço que ocorre após o tingimento é resultado da descoloração, portanto seguir algumas indicações pode ser de suma importância para manter o seu cabelo loiro saudável e bonito.

  • Lembre-se de sempre começar pelo diagnóstico dos fios para não comprometer a sua estrutura capilar. Após conhecer seu objetivo, tenha a certeza de que o seu cabelo está apto para suportar tal tratamento.
  • Se o seu cabelo estiver muito frágil, pode ser necessário prepará-lo alguns dias antes para receber a química. Hidratações sucessivas ou até uma cauterização dos fios podem ser a solução.
  • Tenha em mente que descolorir os fios cai bem em todas as mulheres, mas não em todos os cabelos. Se os fios estiverem com a saúde muito comprometida não é indicado tal procedimento de forma alguma.
  • Quanto mais escuro for o cabelo original, mais agressivo será o processo de despigmentação.
  • Os cabelos mais claros não estão livres de agressões causadas pela descoloração. Em geral, para alcançar o requisitado loiro platinado é preciso estar preparada para combater os efeitos nocivos do procedimento.
  • A dica da Drika é apostar em máscaras de tratamento para hidratar ou reparar os fios e não abrir mão de um bom xampu silver para não amarelar o cabelo. Ela indica os xampus silver da Keune ou da Schwarzkopf, por terem o pigmento violeta mais concentrado.
  • É possível realizar essa etapa em casa, mas se você não tem muita intimidade com o descolorante é melhor procurar ajuda de um especialista. Assim, além de garantir que tudo seja feito da forma mais segura, fica mais fácil atingir o resultado esperado e evitar temidos acidentes de percurso.
  • A cauterização e a hidratação também são opções de tratamento após a descoloração. O cabelo nessa fase está muito delicado e precisa repor os nutrientes que perdeu. As hidratações semanais serão suas grandes aliadas a partir daqui.
  • Evite expor os cabelos descoloridos ao sol ou outros tipos de agentes como sal e cloro de piscina para não desbotar a cor.
Fonte: Dicas de Mulher
Open chat
Powered by